Minha história

Candidato a Prefeito de Barra Mansa pelo União Brasil, Marcelo Borges da Silva, mais conhecido como Marcelo Cabeleireiro, é advogado e cabeleireiro, casado com Ana Paula há mais de 30 anos e pai de dois filhos. Está em sua primeira disputa pela prefeitura, mas já carrega uma experiência de mais de 25 anos de vida pública e paixão pela cidade que nasceu e foi criado! Tem ao seu lado como candidato a vice-prefeito o empresário Léo da Joalheria.

Marcelo Cabeleireiro cumpriu um mandato como deputado estadual e quatro mandatos como vereador de Barra Mansa. Também foi presidente da Câmara Municipal por quatro períodos. É presidente do Ilha Clube há mais de 20 anos.

A história de luta e vitórias começou cedo, aos 10 anos de idade. Segundo mais velho entre os seis irmãos, viu o pai separar da mãe e foi obrigado a trabalhar para ajudar no sustento da família. Durante esse período, exerceu diversas funções: lavador de carros, vendedor de geladinho, carregador de bolsa na feira e engraxate.

Mais tarde, teve que abandonar os estudos e conseguiu seu primeiro emprego como cobrador de ônibus na Viação Sul Fluminense, aos 13 anos. Isso, em agosto de 1979, em Volta Redonda, onde permaneceu atuando por mais de 10 anos nas empresas de transporte coletivo Viação Sul Fluminense, Cidade do Aço e Viação Progresso. Ao longo desse tempo, teve experiências em outros ramos como ajudante de pedreiro na construção civil.

E em 1988, começou parte da trajetória que mudaria o rumo de sua vida. Iniciou um curso de cabeleireiro e começou a trabalhar na área. Mesmo com muitos desafios, conseguiu abrir seu primeiro salão, na década de 90.

Predestinado a vencer na vida, Marcelo, aos 27 anos, surpreende a todos, inclusive a esposa, retornando aos estudos na 5ª série. Aos 30, concluiu o ensino fundamental, mas parou de estudar novamente devido ao grande volume de clientes e o sucesso do salão na época.

Em 1995, devido ao seu carisma, popularidade e ascensão profissional, ingressou na vida pública. No ano seguinte, se candidatou pela primeira vez. Apesar de não vencer a eleição, recebe quase 300 votos. Em 1998, venceu a eleição para presidente do Ilha Clube, iniciando uma transformação na instituição. Mais experiente, em 2000, Marcelo Cabeleireiro disputou novamente uma cadeira na Câmara e venceu as eleições para vereador, obtendo 807 votos. Com um mandato responsável e eficiente, em 2004 foi em busca da reeleição. Apesar dos 1.596 votos, dobrando sua votação anterior, seu partido não atingiu o coeficiente eleitoral.

Com a intenção de potencializar a carreira política, pessoal e profissional, retomou os estudos em 2005. Terminou o ensino médio e no ano seguinte iniciou no Curso de Direito no UBM. Em 2008, se candidatou novamente e retornou à Câmara Municipal com 1277 votos. Na eleição seguinte, em 2012, se reelegeu com 1420 votos, tendo como plataforma a transparência e sua atuação fiscalizadora incontestável. O resultado do trabalho provocou um crescimento significativo em sua votação em 2016, atingindo 1892 votos.

ATUAÇÃO NA CÂMARA

Marcelo Cabeleireiro realizou um trabalho de destaque à frente da Câmara de Barra Mansa. Foi responsável pela implantação da TV Câmara, que transmite on-line e em tempo real as sessões do Legislativo e ainda fortaleceu o processo de transparência pública e da Lei da Informação. Em seu mandato como presidente da Câmara, os cidadãos passaram a fazer uso constante da tribuna livre, criando também um canal direto com os munícipes por meio da Ouvidoria da Câmara e da Saúde. Atento ao controle de gastos e maior transparência, implantou o sistema de rastreamento por GPS nos carros oficiais da Câmara.

Focado na economia de gastos, Marcelo Cabeleireiro inovou mais uma vez e devolveu mais de R$ 1.2 milhão somente em 2017 para os cofres da prefeitura. Em seu mandato, os funcionários tiveram reajuste salarial, além do vale alimentação para os efetivos, e a construção de um refeitório com capacidade para 40 pessoas. Também realizou dois concursos públicos.

NA ALERJ

Em 2018, Marcelo Cabeleireiro disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e foi eleito deputado estadual com 18.003 votos. Representando principalmente a região do Médio Paraíba e Costa Verde, Marcelo Cabeleireiro aprovou projetos importantes para o Estado e garantiu a realização de serviços públicos nas cidades da região.

Foi presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência e da Comissão de Redação. Também foi membro das comissões de Meio Ambiente; de Defesa e Proteção aos Animais; e de Agricultura.

Sua atuação foi marcada pela luta incansável por melhorias para todo Estado, em especial o Sul Fluminense. Atuou fortemente para a geração de emprego e renda e para tornar a região mais competitiva, sendo autor de importantes leis.

Trajetória

trajetoria